10 dicas para economizar com seu carro

10 dicas para economizar com seu carro

Ter um carro pode gerar muitas despesas, pois essa propriedade também exige cuidados e pagamento de impostos. Porém, é possível economizar (e muito) se você fizer boas escolhas.

Por isso, vamos ensinar dez formas de economizar com seu carro, desde o momento da compra até o uso no dia a dia. Anote o que aprender, coloque em prática e veja quanto sobrou na carteira no fim do mês.

1. Na hora de comprar o carro

Antes de comprar um veículo, se atente às características do modelo, especialmente o consumo/litro na cidade e na estrada. Dê preferência para motores flex, que te permitem optar pelo etanol quando a gasolina estiver cara.

Pense também no custo de manutenção. É mais fácil encontrar mão de obra qualificada e peças para carros populares, especialmente aqueles que são fabricados nacionalmente. Também vale a pena checar o valor do seguro auto e do IPVA para este modelo.

Na hora de pagar, escolha com sabedoria. Prefira comprar à vista para aproveitar os descontos e sair da loja com seu carro, sem dívidas. Optou pelo financiamento? Então tente amortizar os juros pagando parcelas antecipadas e zerando a dívida em menos tempo. Em alguns casos, os juros compostos são tão altos que pagá-los é equivalente a comprar mais meio carro ou um inteiro.

2. Use aplicativos de rota

Errar o caminho e ficar agarrado no trânsito gasta muita gasolina e também o seu tempo. Por isso, não deixe de usar aplicativos de rota. Se você está indo para um lugar diferente, ele poderá te guiar com mais precisão, reduzindo as chances de erro.

Essas ferramentas também te permitem observar quais os pontos da cidade em que há engarrafamento e quais ruas estão bloqueadas por alguma obra ou desvio. Assim, você pode escolher o caminho mais rápido e evitar chegar atrasado em seus compromissos.

Outra vantagem é o aviso de radares, que permitem economizar nas multas ao deixar o motorista atento. Alguns aplicativos também indicam postos de combustível, farmácias, supermercados e outros pontos de parada pelo caminho.

3. Faça manutenção preventiva

Verificar os fluidos e a água são tarefas diárias e que podem ser feitas sem nenhum mistério. Se você souber escolher o óleo e fazer a troca corretamente, já é uma economia. Não esqueça de fazer a calibração dos pneus constantemente, para mantê-los em bom estado e economizar gasolina.

Esteja sempre atento ao painel do veículo e a barulhos ou outros sinais que indiquem que há algo errado. O grande segredo de economizar com seu carro é não demorar a resolver os problemas mecânicos. A manutenção preventiva é sempre mais barata do que a corretiva.

4. Economize combustível

Se você gosta de acelerar, aí vai uma boa notícia. Em vias expressas e rodovias é onde podemos economizar combustível, pois não precisamos fazer paradas, inclusive em semáforos. No entanto, é preciso ter muita atenção para evitar acidentes, e respeitar o limite de velocidade é fundamental. Já dentro da cidade, é melhor pegar leve na aceleração para evitar frear demais, e sempre respeite as marchas.

Outra forma de economizar é mantendo seus pneus bem cuidados, pois quando estão vazios exige mais força do motor. Sempre que for vantajoso, dê preferência ao etanol. Independente do combustível, tome cuidado para evitar ser enganado por adulterações, pois interferem no rendimento.

Você usa ar condicionado? Em alguns momentos, ele pode não valer a pena, pois também consomem combustível e energia. Mas nas estradas, usá-lo é até uma maneira de economizar, pois permite que as janelas fiquem fechadas, exigindo menos força do veículo contra o vento.

5. Cuidado na direção

Se envolver em um acidente de carro não é apenas um risco de vida, mas para o bolso também. Você pode ter prejuízos com a manutenção dos veículos e ainda arcar com as contas do hospital. Se você não tiver seguro auto, com certeza vai doer na hora de pagar a conta.

Por isso, esteja sempre atento ao trânsito e mantenha a manutenção do veículo em dia, para aumentar a segurança. Além de conferir o estado do sistema de freios, lembre-se que a má condição dos pneus influencia na estabilidade e na frenagem do veículo.

Evite perder a atenção com música, ligações de celular e até ao conversar com os outros ocupantes do carro. Respeite a sinalização, os limites de velocidade e os direitos dos outros.

6. Evite multas

Nem sempre as multas acontecem por imprudência no trânsito. Às vezes o motorista não se atenta ao radar e não reduz a velocidade. Ou confia no hodômetro sem perceber que está marcando abaixo da velocidade real e acaba sendo multado.

Sem contar as multas que se referem a falta de cinto de segurança e dirigir sob efeito de álcool. Mas saiba que também é possível ser multado por falta de manutenção, luzes queimadas, pneus carecas ou falta de gasolina, por exemplo.

Não se esqueça das multas por documentos vencidos. Não pagar o IPVA ou trafegar com CRLV e CHN que perderam a validade gera multa. Esquecer as licenças em casa, também.

7. Estacione na rua

Já experimentou colocar na ponta do lápis o quanto você gasta de estacionamento por mês? Os shoppings são os campeões nessa despesa. Um almoço fora pode sair uma fortuna se não se planejar corretamente. O melhor é estacionar fora dali.

Já se você estuda ou trabalha em um lugar que não disponibiliza estacionamento gratuito aos frequentadores, há algumas alternativas. Se o bairro para onde você vai não tiver histórico de roubos, vale a pena deixar o carro na rua.

A Área Azul certamente será mais barata do que a hora em um estacionamento fechado. Mas se você teme ser roubado e não tem seguro que cubra, procure fazer um pacote de mensalidade que valha a pena.

8. Lave o carro em casa

Nada como levar o carro para ter um dia de beleza em um estabelecimento especializado em estética automotiva. Mas se você quer economizar, esse é o tipo de serviço que deve ser adquirido só de vez em quando.

Se você tem um balde em casa, panos macios, aspirador de pó e produtos para carros, já pode fazer uma boa limpeza. Faça você mesmo a higiene interna e externa do veículo semanalmente ou leve ao lava-jato quando faltar tempo. Deixe para encomendar aquela limpeza caprichada a cada um ou dois meses.

9. Divida as despesas

Caso mais alguém da família utilize o mesmo veículo, divida as despesas de gasolina e manutenção proporcionalmente. Talvez até o seguro e as parcelas do carro, caso tenham acordado que esta é uma propriedade em comum.

O mesmo vale para aquelas viagens em família e com os amigos. Divida tanto o gasto com o combustível, quanto os pedágios de ida e volta. Você também pode oferecer carona para amigos que trabalham ou estudam em lugares próximos. Rachar a gasolina e o estacionamento é uma ótima forma de economizar.

10. Participe de clubes de vantagem

Muitas empresas têm parcerias que garantem descontos para seus clientes ou colaboradores. Por exemplo, a empresa onde você trabalha pode garantir um preço melhor em determinado estacionamento.

Seu seguro auto ou o cartão de crédito também pode ter algum programa de pontuação ou garantir serviços de manutenção e compra de peças mais em conta. Hoje em dia, também é possível encontrar aplicativos de cashback, podendo economizar ao abastecer em postos de determinada marca. Procure e aproveite essas vantagens.

Gostou deste conteúdo? Se inscreva na nossa newsletter para receber mais dicas sobre carros.