6 viagens de bate e volta saindo de Juiz de Fora
Às vezes as férias parecem muito longe, mas sentimos vontade de fugir da rotina, pegar a estrada e conhecer um lugar novo. Saiba que existem muitos destinos perto de Juiz de Fora para fazer um bate e volta no fim de semana.
Animou? Confira seis lugares para fazer uma viagem rápida:
1. Santos Dumont (MG)
Terra do pai da aviação, Santos Dumont pode ser uma cidade pequena, mas tem boas atrações. A mais conhecida delas é a Casa de Cabangu, onde morou a família do aviador. A casa se tornou um museu e guarda parte da história e pertences da família, além de uma réplica do modelo Demoiselle. Você também poderá encontrar, no centro da cidade, a estátua em tamanho real de Santos Dumont e uma réplica da Torre Eiffel em torno da qual voou seu dirigível.
Na praça da estação, permanece a Locomotiva Nº 370 "Zezé Leone", um bem tombado que foi doado pelo Rei Alberto I da Bélgica. Os vagões do restaurante do Trem de Prata, que costumava circular pelas capitais do sudeste, também são preservados.
Para quem gosta de passeios históricos, vale também visitar a Fazenda Mantiqueira, o Seminário e a Igreja de Nossa Senhora das Dores. Quem gosta de passeios ao ar livre, pode fazer uma trilha na região da Pedra do Navio, se banhar na Cachoeira do Nenem ou praticar escalada na Cachoeira do Pessoa.
2. Lima Duarte (MG)
Pertinho de Juiz de Fora, o distrito de Conceição de Ibitipoca, em Lima Duarte, abriga um dos parques ecológicos mais bonitos da região. Responsável por preservar parte da fauna e flora da Mata Atlântica, o Parque Estadual de Ibitipoca atrai turistas de todos os lugares do mundo.
Nesse passeio por cerca de 1.500 hectares de áreas preservadas, você pode passar um ou mais dias fazendo trilhas, conhecendo grutas e se banhando em cachoeiras belíssimas. Sua mais famosa atração é a Janela do Céu, com 16 km de percurso, e o Pico do Pião que fica no caminho.
Você pode tanto acampar dentro do parque quanto se hospedar na bela vila. Vale a pena conhecer a gastronomia local e aproveitar as épocas de festival, para curtir um som diferente como jazz e forró.
3. São João Del Rei (MG)
São João Del Rei é uma das cidades mineiras que integram a rota da Estrada Real. O lugar é um ponto perfeito para conhecer um pouco mais sobre a história do ouro em Minas Gerais e a relação estreita do Brasil colonial e imperial com a Igreja Católica.
Lá é comum encontrar diversas igrejas com ornamentos em ouro e há também obras famosas de Aleijadinho. Vale a pena conhecer a Igreja de São Francisco de Assis e a Catedral Nossa Senhora do Pilar.
Terra do ex-presidente Tancredo Neves, é possível ver o Solar da família e visitar o museu criado em sua homenagem. Sua estátua em tamanho real pode ser encontrada ali mesmo no Centro Histórico.
Vale a pena também conhecer os cafés da região e a gastronomia local. Mas de longe, o passeio mais famoso é viajar de Maria Fumaça até Tiradentes, outro destino histórico imperdível.
4. Três Rios (RJ)
Três Rios leva esse nome por se localizar no encontro dos rios Paraíba do Sul, Piabanha e Paraibuna. Essa riqueza fluvial permite a prática de diversos esportes radicais.
O mais conhecido deles é o rafting, um passeio de bote descendo 21 km de corredeira pelo rio Paraibuna. Há na região diversas cachoeiras próprias para banho e lugares que permitem a prática de escalada e tirolesa.
Outros passeios menos radicais é a visita ao Museu Rodoviários, construído em 1856 e que guarda carruagens do século XIX até hoje. Também vale a pena conhecer a Casa de Cultura, Casa de Pedra e o Teatro Celso Peçanha. Há ainda as igrejas Nossa Senhora da Conceição e São Sebastião e a Capela Nossa Senhora da Piedade.
5. Petrópolis (RJ)
A famosa Cidade Imperial fica logo ali, mas muitos juiz-foranos ainda não conhecem. Estar na região é como visitar um pedacinho da Europa, já que a arquitetura local preserva os traços da família real portuguesa que passou por ali no século XIX.
As grandes atrações turísticas do local são o Museu Imperial, a Catedral, a Casa de Santos Dumont, o Museu de Cera e também o antigo cassino Quitandinha. Mas além do peso histórico, a gastronomia e os festivais de música atraem muitos turistas em todas as épocas do ano.
Vale a pena conhecer os restaurantes tradicionais do Centro Histórico, conhecer a Casa do Alemão e fazer uma visita guiada pela tradicional Cervejaria Bohemia. Antes de agendar sua viagem, verifique também a agenda de shows da cidade.
6. Santa Rita de Jacutinga (MG)
A Cidade das Cachoeiras é conhecida por seu turismo ecológico e esportes de aventura. Na região, há empresas que criam roteiros e passeios guiados. Um deles é a Trilha das Andorinhas que visita a cachoeira de mesmo nome e outras cinco quedas d'água.
Outro famoso destino é o cânion do Boqueirão, com dois paredões de 85 metros de altura e uma piscina natural. Para chegar até lá, é possível caminhar por trilha, passando pela mata nativa. Na região, também há lugares para praticar rafting, canoagem, boia cross, rapel e cascading.
No Centro Histórico, é possível conhecer a arquitetura antiga da Rua das Pedras e da Rua de Baixo. Outras atrações são a Igreja Matriz, Igrejinha do Alto, as estações de trem e o "túnel que chora". Vale a pena também fazer uma visita guiada pela Fazenda Santa Clara, que preserva grandes salões, capela e até uma masmorra.
Já vai programar sua próxima viagem? Antes de preparar as malas, confira nossas dicas de como preparar seu carro para pegar a estrada.