Carro flex ainda dá problema para ligar no inverno?
Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo andado em um carro que precisava de um tempo para “esquentar”, aquecer o motor antes de dar a partida. Esse era um problema muito comum nos veículos de antigamente movidos álcool ou com motores bicombustíveis, que apresentavam um certo problema para ligarem, principalmente em dias mais frios. Afinal, carro flex ainda dá problema para ligar no inverno?
Ao longo desse texto você poderá obter a resposta para essa questão, descobrir porque esse problema ocorre e como funciona um motor flex, uma ótima opção de compra. Acompanhe a leitura!
Como funciona um motor flex
O motor flex é aquele que funciona com gasolina e álcool combustível, etanol. O primeiro carro flex no mercado brasileiro foi o Volkswagen Gol no início dos anos 2000 e hoje a frota do país é majoritariamente composta por automóveis com esse tipo de motor.
O motor flex possui apenas um tanque de combustível que pode ser abastecido só com etanol, só com gasolina ou com os dois misturados nas proporções que se desejar. O sistema possui sensores que adaptam o funcionamento do motor ao tipo de combustível que estiver sendo utilizado no momento.
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Por que os carros flex têm problemas para ligar no frio?
Antigamente, era comum algumas pessoas deixarem o carro esquentando por um certo tempo antes de saírem com ele pela manhã para começar o dia, o que já não é necessário hoje. Não é tão comum os carros mais novos apresentarem dificuldade para ligar nos dias mais frios.
O problema acontece porque a partida do motor é através dos gases liberados pelo combustível, com clima frio o etanol não consegue produzir uma quantidade suficiente desses vapores para fazer o veículo andar. Para liberar esses gases o combustível precisa atingir o chamado ponto de fulgor, que na gasolina é de -42,8°C e no etanol 16,6°C. Ou seja, quando o clima está frio é mais difícil para o álcool atingir a temperatura ideal.
Para contornar essa situação foi criado o sistema de partida a frio que é responsável por ajudar o carro a pegar quando está com o funcionamento a base de etanol. Atualmente, existem três tipos de sistema de partida a frio nos carros, conheça-os:
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Tanque auxiliar: o sistema mais antigo é o que apresenta o chamado “tanquinho”, nele os automóveis possuem um reservatório de gasolina que é misturada ao etanol para auxiliar a partida.
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Pré-aquecimento: os veículos desse tipo possuem um aquecedor de combustível que faz o etanol chegar a temperatura ideal para a partida e não necessitam do tanque extra.
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Injeção direta: este sistema possui uma câmara de combustão de alta pressão que aquece o combustível, assim, não necessita nem do tanquinho e nem do sistema de pré-aquecimento.
Assim, o sistema de partido a frio serve para evitar os problemas de ligar o carro em temperaturas mais amenas, mas é preciso ter alguns cuidados com ele para garantir que funcione perfeitamente.
No caso da partida a frio com tanquinho, por exemplo, é importante mantê-lo sempre abastecido para evitar ressecamento dos componentes. Além disso, é preciso ficar atento ao prazo de validade da gasolina, a comum dura em média três meses. Cuidado com o carro parado na garagem!
Não é só o etanol que dificulta o funcionamento do carro no frio, o problema pode estar na bateria. O frio pode dificultar algumas reações químicas necessárias para o fazer o equipamento funcionar.
Outro ponto importante de se destacar é que os carros de hoje possuem tecnologias que avaliam a temperatura ambiente e a do motor e fazem sua preparação para funcionar nas condições existentes.
7 vantagens e desvantagens do motor flex
Apesar dos antigos problemas o motor flex ainda se faz muito presente em nosso mercado e apresenta diversas vantagens e algumas desvantagens também, conheça-as.
1. Poder de escolha
Uma das principais vantagens que o motor flex oferece ao motorista é o poder de escolha de combustível, um dos principais gastos que se tem com um veículo. Quem tem carro próprio vive de olho na flutuação de preço da gasolina e poder ter a opção de utilizar etanol, um combustível mais barato, no abastecimento do automóvel é um grande benefício.
Poder aproveitar dos pontos positivos de cada combustível é uma maneira de economizar e obter o resultado desejado.
2. Impacto ambiental
A temática ambiental é um ponto em que se deve estar sempre alerta. Não é uma novidade o fato de que a queima de combustível nos carros emite poluentes na atmosfera. O etanol produz menos poluentes do que a gasolina, por isso um motor flex movido a esse combustível contribui para um impacto ambiental menor.
3. Desenvolvimento da indústria nacional
Os modelos de carro flex são os mais produzidos no país, assim optando por um desses você ajuda a estimular a indústria automotiva local, girar a economia e gerar empregos no mercado brasileiro.
4. Custo reduzido
Os carros com motor flex são encontrados em abundância no mercado brasileiro e, além disso, há incentivos governamentais para estimular a compra desse modelo de veículo. Por isso, os preços de compra de automóveis flex são mais atrativos.
5. Facilidade na revenda
Outro ponto positivo do motor flex é a facilidade de revenda de carros deste tipo, isso porque sua tecnologia é um ponto de atração para os motoristas, que podem contar com o poder de escolha e as outras vantagens do veículo.
6. Danos ao motor
Entrando na parte das desvantagens, encontram-se os problemas com o motor, uma vez que o etanol acumula mais sujeira do que a gasolina, o que pode levar a disfunções no motor e corrosão. Mas os motores já vem com uma proteção anticorrosiva para evitar o problema. Além disso, você pode abastecer com gasolina ocasionalmente para ajudar a solucionar o problema.
Descubra quais são os principais erros cometidos nos cuidados com o carro.
7. Problemas para ligar em dias frios
Embora, como visto, esse problema já tenha sido corrigido e não acometa mais os veículos flex novos, os mais antigos ainda apresentam certa dificuldade para ligar no frio.
5 principais dúvidas sobre os motores flex
Existem algumas questões em torno dos motores flex que geram dúvidas, separamos algumas para responder.
1. Pode misturar os combustíveis?
Sim, como já falado o motor flex foi desenvolvido para funcionar tanto com gasolina quanto com etanol. Pode ser usado apenas um tipo de combustível ou uma mistura dos dois em qualquer proporção. O sistema faz a análise e se adequa ao tipo de combustível e à mistura.
2. O primeiro abastecimento tem que ser com gasolina?
Não, isso é um mito. O motor foi desenvolvido para gasolina e etanol, então o primeiro abastecimento pode ser feito com qualquer uma das opções.
3. Posso usar sempre o mesmo tipo de combustível?
Sim, abastecer o carro sempre com gasolina ou sempre com etanol não vicia o motor. Por exemplo, se você abastece só com etanol e decidiu trocar para a gasolina, a sonda lambda do veículo vai identificar a mudança e fazer os ajustes necessários.
4. Motor flex tem performance mais baixa?
Sim, esse fato é verdadeiro se comparado a um motor que usa apenas um tipo de combustível, esse é um ponto de avaliação na hora de escolher o carro. Isso ocorre por conta da taxa de compressão intermediária dos motores flex, que afetam o desempenho e o consumo. Mas vale lembrar que existem outras funcionalidades que podem interferir no desempenho, como o número de cilindradas, o motor turbo e o câmbio CVT.
5. Motor flex dura menos e precisa de mais manutenção?
Não, o motor flex foi desenvolvido para ter a mesma durabilidade de um monocombustível e também não exige manutenção especial. Como acontece no caso de todos os outros componentes do carro, seguir as recomendações do fabricante é suficiente para prolongar a vida útil do motor flex.
Na dúvida sobre qual combustível usar em um carro flex? Confira este blog e descubra o que vale mais a pena na hora de abastecer: gasolina ou etanol.