Carros compactos: maiores vantagens e melhores modelos

Carros compactos: maiores vantagens e melhores modelos

Os modelos compactos dominam o ranking dos carros mais vendidos no Brasil e têm um ótimo custo-benefício. Por isso, se você quer comprar um carro econômico sem gastar muito, os carros compactos certamente são uma opção a se considerar. Especialmente se forem seminovos, veículos que já sofreram com a desvalorização dos primeiros anos de uso.

Saiba quais os principais benefícios dos carros menores e confira cinco modelos que vale a pena comprar.

Principais benefícios dos carros compactos

 

1. Comodidade

Os carros compactos são ideais para famílias pequenas, com até um filho, e pessoas solteiras. Em geral, esse perfil de consumidor não precisa de tanto espaço interno e no porta-malas, pois não têm necessidade de levar tanta bagagem nas viagens. Também não precisam se deslocar com tantos acessórios no dia a dia de trabalho, faculdade e escola dos filhos.

O fato de ser compacto, porém, não significa que falte espaço. O design e a disposição dos bancos e painel são pensados para proporcionar conforto aos passageiros. O espaço no porta-malas também foi projetado para ser bem aproveitado e caber o suficiente.

2. Facilidade de estacionar

Outra vantagem do tamanho reduzido é a facilidade em estacionar, especialmente em cidades que possuem uma grande quantidade de veículos circulando. Nas áreas urbanas, principalmente nas metrópoles e nas grandes cidades, é difícil encontrar uma boa vaga.

Mas com este carro não é preciso muito espaço e até para manobrar é mais fácil, especialmente se tiver o apoio de sensores e câmeras. O mesmo vale para as vagas pequenas da garagem. Para motoristas que querem praticidade ou que acabaram de tirar a CNH, é uma mão na roda.

3. Economia

Os veículos compactos tendem a ser escolhidos como o primeiro carro não é à toa. Eles são econômicos em diversos sentidos, desde a compra até as despesas do dia a dia. Por isso, quem quer economizar tende a optar por esses modelos.

Se o veículo for seminovo, o valor de compra é ainda mais em conta. Um carro bem conservado também gera baixos custos de manutenção. O contrato do seguro desses modelos e os custos com a documentação também tendem a ser menores.

Sem contar o consumo de combustível que pode ser mais baixo, já que o veículo é mais leve e possui motores menores. Mas isso não significa que falte desempenho. Hoje em dia, com os motores 1.0 turbo, os fabricantes têm aliado desempenho à economia. Há também opções de motores flex.

Melhores carros compactos seminovos

Para te ajudar a escolher o carro que melhor atende às suas necessidades, separamos cinco indicações entre os compactos mais populares do mercado.

1. Chevrolet Onix

Líder de vendas por cinco anos consecutivos, o Onix é o carro mais popular entre os brasileiros. Isso prova que os modelos compactos são cada vez mais buscados pelos consumidores.

Ele tem opções de motor 1.0 aspirado e 1.0 turbo com três cilindros e câmbio manual de seis marchas. O veículo também tem um ótimo custo-benefício, com um dos melhores rendimentos em combustível da categoria.

Além disso, o carro é equipado com internet 4G na central multimídia Mylink, ar condicionado e direção elétrica. As tecnologias também visam maior segurança: na versão de 2020 são seis airbags, controles de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampas.

2. Renault Kwid

Esse carro é um subcompacto, mas vem agradando muito os consumidores. Isso porque seu custo-benefício é bastante vantajoso e não é só por causa do consumo reduzido. Tanto o custo de revisão quanto de troca de peças são baixos em comparação com outros modelos.

A depender do modelo (Zen ou Life), o carro já pode vir equipado com ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos e possui airbags laterais. Por ter uma suspensão elevada e caixa de rodas grandes, o Kwid também é ideal para pegar estrada de terra.

3. Hyundai HB20

O HB20 também é recorrente na lista dos mais vendidos e isso se deve ao baixo custo de aquisição, consumo, seguro e custo da revisão. Grandes destaques são as versões Sense, de entrada, e o Sense Pack, que tem uma diferença pequena de preço.

No quesito tecnologia, o segundo modelo possui ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos, sistema de som com Bluetooth e computador de bordo.

Para a sua segurança, a marca investiu em controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e quatro airbags.

4. Fiat Argo

O Fiat Argo entra para a categoria de compacto premium, com valor de aquisição um pouco mais elevado. Isso se deve ao espaço interno e porta-malas um pouco maiores.

Ainda assim, o custo-benefício é considerado positivo, sobretudo por causa do motor flex, que possibilita escolher o combustível mais vantajoso segundo o preço da bomba.

No modelo de entrada (1.0 Flex) existe ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos e computador de bordo. Já na versão Drive 1.3 Flex existe até sistema de monitoramento dos pneus.

5. Ford Ka

O Ford Ka, que deixou de ser produzido com o fechamento da Ford no Brasil, também pode ser uma boa escolha para quem quer economizar. Agora que saiu de linha, o carro tende a desvalorizar no mercado, o que significa que os seminovos podem estar bem mais em conta.

Ainda assim, o custo de manutenção e de peças pode ser vantajoso, já que a marca prometeu não deixar os clientes desassistidos. O carro também é muito elogiado quanto à força e o consumo do motor de três cilindros.

 

E aí, já decidiu se prefere comprar um carro novo ou seminovo? Confira as vantagens e desvantagens de cada um e saiba qual vale mais a pena para você.