Carros mais vendidos em 2020 e suas novas gerações
2020 não foi um ano fácil também para o setor automotivo, que também foi atingido pela crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19. Mas tanto fabricantes, quanto as lojas de seminovos e concessionárias buscaram se reinventar. Eles modificaram sua forma de atender aos clientes e tornaram a compra mais fácil e segura por meio das tecnologias digitais.
Nos meses de abril e maio, que coincidem com o início da pandemia no Brasil, foi o período em que as vendas despencaram. Mas o setor automobilístico foi se recuperando ao longo do ano e até novembro Chevrolet Onix apresentou o melhor desempenho. O modelo já vinha liderando as vendas no primeiro trimestre e deve fechar o ano de 2020 com folga em relação ao segundo colocado.
1. Onix (Chevrolet)
Líder de vendas há pelo menos cinco anos, o Chevrolet Onix também foi abalado pela crise. O hatch chegou a perder a liderança duas vezes esse ano, algo raro para esse modelo de veículo. Ele foi desbancado pelo Volkswagen T-Cross em julho e pelo Fiat Strada em setembro. Mesmo assim, o Onix fechou novembro com 118.801 vendas.
A nova versão promete ainda mais sofisticação, sem deixar de lado a conveniência do design. Sua prioridade também é a segurança, com alerta de ponto cego, sistemas ABS e EBD, além de controle eletrônico de estabilidade e tração.
2. HB20 (Hyundai)
Seguindo a tradição, o HB20 vem mantendo a vice-liderança este ano, embora tenha atingido pouco mais da metade das vendas do Chevrolet Onix (76.138). Ele chegou a brigar pela posição com o Ford Ka e o Chevrolet Onix Plus, também conseguiu contornar a pandemia e recuperar o ritmo de vendas.
A nova geração, correspondente a 2021, conta com novidades na segurança. O automóvel possui Sistema de Alerta e Frenagem Autônomo, que avisa quando há chance de colidir com outro veículo ou pedestres à frente. Já o sistema de Alerta de Mudança de Faixa avisa quando o motorista desviou do trajeto.
3. Onix Plus (Chevrolet)
Considerado o carro mais conectado do Brasil, este sedã chegou a ocupar o segundo lugar nas vendas em fevereiro e novembro de 2020. Até novembro, ele já tinha vendido 70.484 exemplares.
Na versão de 2021, será possível conectar até 7 dispositivos ao wi-fi do automóvel e ainda carregar seu smartphone por indução, sem fio. Já o MyLink agora permite mandar mensagens e acessar a playlist bastando apenas o comando de voz.
O painel do veículo também possui tecnologias que garantem mais praticidade ao motorista. O sistema Easy Entry permite dar a partida sem chave, e o Easy Park auxilia no estacionamento. Ele também conta com assistente de partida em aclive, um recurso a mais de segurança.
4. Strada (Fiat)
A picape chegou a liderar as vendas em setembro de 2020, e se manteve no segundo lugar do ranking em outubro e novembro. Até novembro foram 69.660 vendas. O sucesso do Strada garantiu a liderança de vendas para a Ford, que não atingia essa posição no pódio há cinco anos. O modelo se destacou em conjunto com Argo e Toro, que também estão no Top 10 de mais vendidos.
Próprio para trabalhadores rurais e motoristas de estrada, a nova versão promete mais robustez e espaço. O Fiat Strada é o primeiro da categoria com cabine dupla: são 4 portas e 5 lugares. O modelo de 2021 também oferece mais segurança, com controle de estabilidade e airbags laterais.
5. Gol (Volkswagen)
Ocupando o quinto lugar no ranking está o querido Gol, com 63.173 até novembro. Seu melhor desempenho em vendas foi em setembro, quando ocupou o terceiro lugar na tabela. Já sua versão 1.0 foi líder de vendas na categoria.
Transmissão automática de 6 velocidades, com arrancadas suaves e trocas rápidas. Ele possui também motor flex MPI de três cilindros, que permite mais economia e eficiência energética. Além de computador de bordo e conectividade com smartphone através do sistema Composition Touch.
Gostou do conteúdo? Se inscreva na nossa newsletter para receber mais novidades e curiosidades do mundo automotivo.