Conheça as vantagens de vender seu carro para lojas de seminovos

Conheça as vantagens de vender seu carro para lojas de seminovos

Quando precisamos trocar de carro ou nos desfazer daquele veículo que está parado na garagem, é preciso vender o automóvel. No entanto, muitas pessoas não têm experiência com a venda e os trâmites legais ou preferem não se estressar com esse tipo de coisa.

Então como posso vender meu carro sem ter tanta dor de cabeça? Será que vale a pena vender meu carro para lojas de seminovos?

Neste artigo vamos te explicar as principais vantagens de negociar com pessoas jurídicas e entenda o que define o valor do seu seminovo.

Vale a pena vender seu carro para lojas de seminovos?

Saiba as quatro principais diferenças de negociar seu carro com pessoas jurídicas.

Segurança na transação

Muitas pessoas optam por vender o veículo para lojas de seminovos e usados porque além de ser mais prático, pode ser mais seguro. Afinal, a própria loja vai cuidar para que a documentação esteja toda certinha.

Logo são muito menores os riscos de sofrer fraude ou ser enganado, como pode acontecer quando vendemos um carro para alguém desconhecido, sem termos experiência.

Hoje, com a possibilidade de vender veículos pela internet, é comum se deparar com falsos compradores e vendedores, que acabam aplicando golpes de estelionato e você nem vê a cor do dinheiro ou o produto comprado.

Às vezes, esses criminosos se passam por intermediadores e levam o veículo sem pagar, ou somem com o dinheiro e não entregam veículo algum. Por isso, é preciso ficar muito esperto para que não tenha prejuízo com um bem que é tão valorizado.

Agilidade na venda

Por outro lado, a venda para lojas e concessionárias pode ser muito mais rápida. Às vezes demoramos meses para encontrar um comprador que seja pessoa física. Já as lojas podem adquirir o veículo para completar seu estoque antes mesmo de ter algum cliente interessado na compra.

A documentação também tende a ser liberada com mais facilidade, já que a empresa está acostumada a realizar esses procedimentos todos os dias. Esses dois fatores formam uma grande vantagem para quem precisa vender o carro rapidamente e sem dores de cabeça.

Possibilidade de troca

Além de tudo, caso você esteja interessado em trocar seu carro, você pode dar o seu veículo de entrada e escolher outro modelo que atenda melhor às suas necessidades. Se a loja for multimarcas, mais opções você tem.

Ao realizar a venda do carro antigo e a compra do próximo seminovo no mesmo lugar, você pode até ter um custo-benefício maior, se souber negociar. Para a empresa isso também é uma vantagem, afinal ele estará realizando uma venda.

Consigo vender meu carro pelo preço da Tabela Fipe?

Vender um veículo pelo preço da tabela Fipe é muito difícil. Mesmo as lojas de carros seminovos e usados podem não conseguir cobrir este valor e isso se deve a diversos fatores.

Primeiro porque a empresa precisa cobrir os custos de operação e ter lucro com a venda. Além de lidar com a documentação de compra e venda, transferência da propriedade e emissão de nota fiscal, as lojas geralmente providenciam reparos e a troca de peças para consertar o veículo. Elas também investem em divulgação e tudo isso tem custo.

Mas essa diferença de preço vale a pena, já que o proprietário do carro não precisa se preocupar com todos esses processos, nem gastar com manutenção para valorizar o veículo.

O segundo motivo é que há algumas variáveis que irão determinar se o seu carro é valorizado ou desvalorizado em relação à tabela. Entenda esse fator a seguir.

O que define o valor do meu automóvel?

A maior referência para o mercado de automóveis é a Tabela Fipe, que está em vigor desde 1998. Lá você encontra a média de preços de cada veículo segundo a marca, o modelo, o motor e o ano. Esse cálculo é feito a partir do descarte dos preços muito altos e muito baixos.

Para manter os dados sempre atualizados, o grupo de economistas da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) realiza o levantamento mensalmente e isso ajuda tanto vendedores quanto compradores a se orientarem. No entanto, não podemos levar os números ao pé da letra.

Embora a tabela seja uma referência, é fácil encontrar veículos sendo vendidos acima ou abaixo do preço da tabela. Isso acontece porque a pesquisa não considera questões como estado de conservação, quilometragem, histórico de acidentes, acessórios e outros fatores que interferem no preço.

Ou seja, um carro que tem pouco tempo de uso, uma quilometragem proporcional, está bem conservado e é equipado com diversos acessórios pode ser valorizado. Já um veículo que não passou pelas devidas revisões, apresenta problemas mecânicos ou se envolveu em um acidente, perdendo suas características originais, pode perder valor no mercado.

Por isso, o grande segredo para fazer uma boa revenda é cuidar bem do seu veículo. Mas não é só isso. Confira nosso artigo com dicas sobre como preparar seu carro para a revenda.

 

Você quer vender seu carro? Clique aqui para conversar com um dos consultores do W Car e garanta a melhor avaliação de Juiz de Fora e região.