Estética automotiva: 6 dicas para deixar seu carro com cara de novo
Quem não gosta de carro com aparência de novo? A pintura perfeita, nenhum amassado na lataria ou arranhões nos vidros, os bancos e o painel impecáveis e aquele perfume de carro novo. Mesmo veículos seminovos podem ser preservados com serviços de estética automotiva.
Esses serviços contribuem não só para a aparência do carro, como também prolongam o tempo de vida e valorizam o veículo. Afinal, esses cuidados também contam como manutenção, preservando peças originais, desacelerando o desgaste e prevenindo danos.
Hoje em dia a estética automotiva vai muito além do que uma limpeza bem feita. Mas até mesmo a parte de higiene se tornou mais completa e até sofisticada. Em geral, esses serviços de estética são feitos por profissionais especializados, já que exigem técnicas e produtos adequados.
Confira 6 dicas para deixar seu carro com cara de novo:
1. Polimento de farol
Com o passar do tempo é comum que os faróis e lanternas desbotem, com aparência fosca desagradável. O serviço de polimento permite recuperar a transparência das lentes, melhorando não só o visual como também a luminosidade.
Esse cuidado recupera a potência dos faróis e lanternas, melhorando a visibilidade nas estradas. Como consequência, você e seus passageiros também podem se sentir mais seguros no trânsito.
Nesse processo, o profissional limpa as lentes e lixa a peça para retirar o desgaste superficial. Em seguida é aplicada uma massa de polir, retirada após secar. O trabalho pode ser finalizado com uma máquina de polimento.
2. Cristalização de vidros
O processo de cristalização impermeabiliza o para-brisa, ou seja, o vidro se torna repelente à água. É comum que esse serviço também seja realizado nas janelas laterais e no vidro traseiro do carro.
Esse recurso é interessante para melhorar a visibilidade do motorista em dias de chuva forte. A cristalização também protege os vidros das impurezas do asfalto, poeira, insetos e outras sujeiras que possam causar danos como arranhões.
Esse serviço é feito com a aplicação de uma substância hidrofóbica e deixa o vidro mais liso. Como consequência, o vidro se torna mais transparente pela facilidade de escoamento da água. Quando a chuva for fraca, às vezes nem é necessário acionar o limpador de para-brisas.
3. Limpeza e hidratação de bancos de couro
Com o passar do tempo, os bancos de couro tendem a se desgastar. Embora seja resistente, o material é muito delicado e pode manchar facilmente. Por isso, esse tipo de revestimento exige cuidados para que sua durabilidade seja prolongada.
Alguns desses cuidados podem ser feitos até mesmo em casa. É o caso da limpeza periódica com flanela ou esponja macia umedecida com água e detergente ou sabão neutro. Ao aplicar a solução, é preciso retirá-la com outra esponja ou flanela úmida.
Mas como evitar que o couro apresenta rachaduras? Neste caso é aconselhado fazer a hidratação da peça mais ou menos a cada três meses. O serviço é feito com hidratantes próprios para couro.
4. Espelhamento de pintura
A pintura é uma das características mais aparentes do carro e, para alguns proprietários, qualquer arranhão pode comprometer a estética. Por isso, muitas pessoas investem no serviço de espelhamento.
Esse serviço cria uma camada de proteção sobre a pintura, que previne dos desgastes causados pelo sol e impurezas. Além disso, o espelhamento confere mais brilho à pintura, causa um efeito espelhado e disfarça as imperfeições, como riscos e arranhões.
Por ser um procedimento que exige técnica, ao contrário do polimento simples, o mais indicado é contratar um profissional especializado.
5. Martelinho de ouro
Essa técnica famosa no Brasil é muito mais sutil do que o serviço de funilaria. O martelinho de ouro busca corrigir pequenos amassados, o que exige mais cuidado e detalhismo. Em geral essas falhas podem ser causadas por batidas leves e chuvas de granizo, por exemplo.
O procedimento pode ser mais barato e rápido do que realizar chapeação e pintura. O trabalho para recuperar o formato do carro chega a ser de fato mais manual, artesanal. O interessante é que essa técnica dispensa a necessidade de pintura, uso de massa, lixa ou enchimento.
O reparo também ajuda na valorização do automóvel que sofreu pequenos danos na carroceria.
6. Higienização automotiva
A higienização automotiva vai muito além do simples ato de lavar o carro, como fazemos periodicamente aos finais de semana. Quando contratamos a higienização profissional, o serviço é completo, com uso de produtos próprios para carros.
Os tapetes e bancos são retirados para limpeza e o interior é aspirado do carpete ao teto. O cuidado se estende ao painel, vidros, porta-malas e rodas. Os filtros da cabine e do ar condicionado são limpos ou trocados e o compartimento é higienizado.
Quando o trabalho é minucioso, a limpeza acontece nos mínimos detalhes. Até mesmo o motor pode passar pelo serviço de limpeza sem uso de água.
A intenção de todo esse cuidado não é só preservar as peças, aumentando sua vida útil. A higienização também visa eliminar sujeiras, fungos, vírus e bactérias que podem comprometer a saúde do motorista e passageiros.
O serviço pode ser finalizado com uso de aromatizantes, que deixam o veículo com a essência que desejar, inclusive de carro novo.
Gostou das dicas? Se inscreva na nossa newsletter para receber mais conteúdos como este.
Se você quer deixar seu veículo mais confortável, confira 5 acessórios que podem completar seu seminovo.