Etanol ou gasolina? Saiba qual combustível vale mais a pena
A maior parte dos carros produzidos no Brasil podem ser abastecidos tanto com etanol quanto com gasolina. E não é à toa! O motor flex veio para revolucionar o mercado automotivo.
Essa tecnologia traz muitas vantagens para o consumidor, especialmente porque oferece muito poder de escolha para diferentes estilos de vida. Além disso, os veículos com motor flex costumam ter um custo de aquisição mais baixo e uma maior facilidade para revenda.
Entretanto, o que muitas pessoas se perguntam depois de adquirir um carro flex é o que compensa mais: abastecer com álcool ou com gasolina? Entenda a seguir o que levar em consideração no momento da escolha.
Vantagens e desvantagens do álcool e da gasolina
Etanol
O etanol é derivado de vegetais como a cana-de-açúcar, ou seja, uma fonte renovável. Por isso, a maior vantagem desse combustível está na diminuição na emissão de gases poluentes. Outro ponto positivo é o preço: o litro do etanol custa bem menos que o litro da gasolina, pois o custo de produção do primeiro é bem mais baixo.
Quanto às desvantagens, vale falar que o etanol possui uma eficácia energética menor que o combustível fóssil, sendo necessário consumir mais álcool para obter o mesmo desempenho.
Assim, mesmo que você economize com os custos, pode ser necessário aumentar o número de paradas no posto de abastecimento ao longo da semana, dependendo do uso que você faz do veículo.
Gasolina
A maior vantagem da gasolina é o rendimento. Um tanque cheio de gasolina pode render cerca de 30% a mais que o mesmo tanque cheio de álcool. E é por essa diferença que muitas pessoas se perguntam qual combustível vale mais a pena!
Para esse combustível, as desvantagens dizem respeito sobretudo ao seu bolso e ao meio ambiente. Além da gasolina ser mais cara, ela também possui uma maior emissão de gás carbônico, o que resulta em um maior impacto na poluição do ar.
Além disso, a gasolina possui preços bem mais instáveis, o que pode dificultar a projeção de gastos e prejudicar o seu planejamento financeiro a curto prazo. No Brasil, embora o petróleo seja extraído nacionalmente, o refino acontece no exterior e a alta do dólar gera grande impacto no preço do produto final.
Conheça 5 cuidados que você deve ter com o combustível do seu carro.
Afinal, qual combustível vale mais a pena?
Mesmo depois de conhecer as vantagens e desvantagens de cada combustível, resta a dúvida: afinal, vale mais a pena abastecer com álcool ou com gasolina?
No passado, falava-se da regra dos 70% para analisar qual combustível é mais vantajoso. Se o preço do álcool fosse de até 70% do preço da gasolina, então esse combustível valeria mais a pena. Você se lembra daqueles 30% a mais que a gasolina rende? É de lá que vem esse cálculo.
Contudo, essa regra já não é muito eficaz para indicar o melhor custo-benefício. A evolução tecnológica dos motores flex e da própria produção de etanol fazem o preço desse combustível chegar até 75% do preço da gasolina.
Além disso, por conta da alta flutuação nos preços, existem momentos em que compensa mais apostar no álcool. E da mesma forma, existem momentos em que a gasolina é a melhor opção.
Portanto, o ideal é considerar o estilo de vida do motorista e o consumo médio de cada modelo de veículo. Se a sua cidade tem muitos morros, pode ser que a gasolina seja mais interessante. Mas se você trafega mais em pistas planas, o álcool é uma opção mais econômica.
De qualquer forma, o melhor que você pode fazer para identificar o combustível que cabe no seu bolso é testar o desempenho de cada um no seu dia a dia. Leve em conta o consumo médio do seu carro e acompanhe a flutuação de preços.
Saiba como avaliar a ficha técnica do veículo antes de fechar negócio!
Pode misturar álcool e gasolina no tanque?
Essa é uma das perguntas mais frequentes de quem tem ou de quem vai comprar um carro com motor flex. Muitos motoristas deixam para consumir apenas um combustível com receio de estragar a mecânica do carro com a mistura entre álcool e gasolina.
Porém, não existe problema algum em adicionar outro tipo de combustível no tanque. A tecnologia dos carros flex permite que o carro identifique qual combustível está presente no tanque e até mesmo a proporção da mistura entre os dois líquidos.
Por isso, você pode mudar de ideia quanto ao combustível abastecido sem precisar esvaziar o tanque. Lembrando que, ao contrário da crença popular, combinar gasolina e álcool não vai deixar seu veículo mais potente.
Está pensando em comprar um carro com motor flex? Confira os modelos disponíveis no estoque da W Car!