Guia completo: como escolher o primeiro carro

Guia completo: como escolher o primeiro carro

Você acabou de tirar a carteira e está sonhando em ter o seu próprio carro na garagem? Para muitas pessoas, o carro é uma forma de conquistar mais liberdade e autonomia, além de economizar tempo. Mas essa decisão precisa ser tomada com cautela para evitar fazer um mau negócio.

Por isso, preparamos esse guia para você que é motorista de primeira viagem. Para te ajudar, selecionamos diversas dicas sobre o processo de compra, indicamos os melhores modelos e tiramos dúvidas sobre documentação e seguro para jovens. Continue a leitura e saiba como escolher o carro certo para você.

4 passos para comprar o primeiro carro

1. Avalie a sua necessidade

Antes de procurar opções de carros no showroom virtual, você precisa entender qual é a sua necessidade. Você precisa do carro para trabalhar, para viajar nos fins de semana ou só para deixar de gastar com aplicativo de carona e ter mais autonomia no dia a dia?

Saber para quê você precisa do carro, vai te ajudar a entender quais características você deve procurar. Portanto, vale a pena pensar em quantas pessoas você quer levar de carona e se precisa de espaço para muita bagagem.

Leve também em consideração o trajeto. Alguns carros foram feitos para encarar até estrada de terra, enquanto outros se saem melhor no asfalto. Se você curte uma aventura com trilha para cachoeira, é melhor procurar um veículo projetado para enfrentar obstáculos.

2. Avalie o seu orçamento

Na hora de escolher seu primeiro carro, é preciso ser realista. Por mais que você queira aquele carrão com preço de quase seis dígitos, é preciso avaliar o que cabe no bolso. Afinal, não existe só o valor de aquisição de carro, mas também manutenção, combustível, seguro, impostos e outros gastos.

Por isso, além de olhar se o preço do carro está dentro do seu orçamento, considere as outras contas que precisa pagar para mantê-lo. Se você optar pelo financiamento, considere as despesas mensais como parte da parcela.

Já se você optar pelo consórcio, você começa a quitar o carro antes de tê-lo, portanto as outras contas vão esperar. E se decidir comprar à vista, é recomendado manter uma reserva de emergência para não zerar a conta bancária e ter com o que contar se precisar.

É na hora de avaliar o orçamento que muitos consumidores veem mais vantagem nos seminovos. Você pode comprar um carro mais completo e em bom estado pelo mesmo preço que pagaria em um zero km de entrada, que desvaloriza pouco depois.

3. Pesquise modelos

Na hora de procurar modelos que atendam às suas necessidades e cabem no seu orçamento, você deve avaliar diversos pontos. Aqui vão algumas dicas para o caso dos carros seminovos, que são um ótimo investimento para quem está à procura do primeiro carro.

O tempo de uso assim como a quilometragem podem refletir o estado de conservação do automóvel. Para ter uma referência: um seminovo com cerca de 60.000 km rodados é uma boa média.

Mesmo carros usados ainda podem estar na garantia de fábrica. Isso acontece com modelos que tenham menos de 5 anos de uso, a depender da montadora. Vale a pena dar uma olhada.

Encontrou um modelo bacana? Confira também qual é o gasto de manutenção, preço das peças de reposição, consumo de combustível e cotação do seguro auto. Isso tudo vai contar como despesa a longo prazo.

4. Faça um test-drive

Achou um modelo com preço e custo acessível e que combina com você? Antes de realizar a compra, não deixe de ver o carro pessoalmente e fazer uma avaliação minuciosa. Se não souber fazer isso, vale a pena chamar um mecânico de confiança para te acompanhar.

Observe o estado dos pneus, do motor, do freio, do interior do veículo, dentre outros componentes. E faça um test-drive para ter certeza de que tudo está funcionando bem e de que você se sente confortável naquele carro.

Como escolher seu primeiro carro

Se você acabou de tirar a carteira de motorista, vale a pena investir em um veículo que seja fácil de dirigir. Por isso, considere tanto o tamanho do carro quanto os equipamentos e acessórios automotivos. Conheça algumas funcionalidades que podem te ajudar nesse início de experiência:

- Com carros compactos, da categoria Hatch, você consegue estacionar em qualquer vaga apertada.

- A direção hidráulica facilita muito a manobra, pois deixa o volante mais leve.

- O câmbio automático simplifica a rotina, eliminando a dificuldade nas trocas de marcha.

- Já o Assistente de Partida em Rampa é uma mão na roda para quem ainda não domina a embreagem e não quer passar aperto na ladeira.

Agora que você já conhece algumas funcionalidades úteis de se ter no carro, confira alguns modelos indicados para jovens motoristas.

Modelos ideais para CNH recente

Aqui vão algumas dicas de modelos de pequeno e médio porte e com baixo consumo de combustível. Esses modelos são ideais para quem quer economizar em abastecimento e manutenção. Além disso, eles são mais fáceis de estacionar e com alguns acessórios, podem atender bem às suas necessidades.

Volkswagen Gol

O Gol foi líder de vendas no Brasil por 27 anos e até hoje é um dos modelos mais lembrados na hora da compra. Isso se deve à confiança na marca e ao baixo custo de aquisição e manutenção. Fique de olho nos seminovos com motores flex ou total flex.

Fiat Uno

Por ser um veículo robusto e esportivo, o Uno é muito procurado por quem gosta de encarar a estrada, especialmente se for de terra. Ele também é muito fácil de estacionar e, como todo Fiat popular, tem baixo custo de peças e manutenção.

Hyundai HB20

O HB20 continua entre os carros mais vendidos do Brasil e não é à toa. Por ser fabricado no Brasil, o carro coreano chama a atenção pelo baixo custo de aquisição e manutenção, além de ser econômico no quesito combustível. Ele tem motor flex, design moderno e pode incluir diversos acessórios.

Chevrolet Onix

O Onix é o mais vendido do Brasil por cinco anos seguidos e se destaca em diversos pontos. O Hatch é fácil de estacionar e possui ótimo custo-benefício. Além da opção de motor flex, os modelos turbo aliam potência e economia. Mesmo o modelo de entrada pode vir equipado com diversas tecnologias, como controle de tração e estabilidade, além de sensores de pressão nos pneus e airbags frontais, laterais e de cortina.

Ford Ka

Assim como o EcoSport, o Ka saiu de linha em decorrência do fechamento das fábricas da Ford no Brasil. Mas o modelo ainda é um bom investimento, pois tem baixo consumo e custo de manutenção e de peças. No mercado, a tendência é que os seminovos fiquem mais em conta.

Fiat Palio

O Palio é um dos modelos mais populares para quem busca o primeiro carro. No mercado, há boas opções de seminovos com baixa quilometragem e preço acessível. Vale a pena conferir os modelos Hatchback com motor flex.

Renault Sandero

O Sandero também está entre os mais populares na categoria Hatch. O compacto tem um bom espaço interno e porta-malas amplo. Seu design é moderno e tem um bom acabamento. As versões mais recentes são equipadas com assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração, e múltiplos airbags.

Honda Fit

O Fit é bastante popular entre o público jovem por ser robusto, versátil, arrojado e com um bom espaço interno. Esse carro também é bastante econômico na manutenção e existem opções com câmbio automático que são acessíveis.

Conheça as documentações necessárias

No caso dos veículos novos, o comprador precisa realizar a vistoria, emissão de decalque do chassi e emplacamento junto ao Detran. Você ainda precisa quitar seu IPVA antes de ser liberado o Certificado de Registro do Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Já no caso dos carros seminovos e usados, essa burocracia não é necessária. Basta conferir se não existe nenhuma pendência deixada pelo antigo proprietário. Isso não acontece quando você compra seu carro em uma loja especializada. Inclusive, em muitos casos, o IPVA já pode ter sido quitado.

Após a compra do seu seminovo, você deve providenciar uma série de documentos para que o veículo seja transferido para o seu nome em até 30 dias. Leve ao Detran:

- CRV preenchido e assinado pelo antigo dono, com firma reconhecida em cartório;

- CRLV (original e cópia);

- RG e CPF (original e cópia);

- Comprovante recente de endereço (original e cópia);

- 2 vias do formulário do RENAVAM;

- 2 decalques do chassi do veículo.

- Comprovante de pagamento da taxa de emissão da nova CRV e outros débitos, se for o caso;

Seguro para motoristas jovens

Como o automóvel é um bem de alto valor agregado, é importante se resguardar contra danos e roubos. Imagine levar anos economizando para comprar seu carro e ele ser roubado ou sofrer com uma batida poucos meses depois? É para isso que serve a proteção do seguro auto.

No entanto, jovens motoristas têm condições diferentes no momento da contratação do seguro. Para a seguradora, a pouca idade é sinônimo de inexperiência no volante. Ou seja, há maiores chances do motorista se envolver em um acidente ou bater o carro enquanto estiver estacionando.

A cobertura para jovens pode ser feita para motoristas entre 18 e 25 anos e envolve os mesmos benefícios: perda parcial, perda total, roubo e furto, assistência 24 horas e danos a terceiros. Outros serviços podem ser negociados na contratação.

A grande diferença é que algumas seguradoras podem pedir que o jovem motorista faça um curso de direção defensiva para “melhorar a pontuação” na análise de risco. Sem esse curso, o valor da apólice pode ser mais elevado, pois a seguradora entende que o motorista não está tão preparado para encarar o trânsito.

Quer comprar seu primeiro carro? Confira os melhores seminovos de Juiz de Fora e região no estoque do W Car.