Maio amarelo: O uso correto dos EPI's pode salvar sua vida!

Maio amarelo: O uso correto dos EPI's pode salvar sua vida!

Você conhece bem os itens de segurança do seu carro? Vamos te mostrar!

Cinto de Segurança

Todos os ocupantes do veículo precisam estar de cinto de segurança, pois o dispositivo impede que, em caso de colisão, o corpo se choque contra o volante, painel, para-brisas ou, até mesmo, seja arremessado para fora do veículo.  o uso do cinto reduz em 4 vezes o risco de passageiro se ferir. E a chance de sobreviver em uma ocorrência grave é sete vezes maior

Encosto de cabeça
A função do encosto de cabeça não é apenas oferecer conforto. Ele é um dispositivo de segurança que, em caso de uma colisão, evita que a cabeça seja projetada bruscamente para trás – o chamado efeito chicote

Assim, o encosto ajuda a prevenir lesões mais graves na coluna e na cabeça.

 

Para-brisa laminado

O item se tornou obrigatório no Brasil em 1991, e fez toda a diferença na segurança do carro. Antes, os equipamentos podiam ser confeccionados em vidro temperado, o que implicava durante uma colisão em estilhaços indo em direção aos ocupantes do veículo.

Basicamente, o para-brisa laminado intercala camadas de vidros com um material plástico chamado PVB (polivinil butiral). Com isso, os cacos ficam presos a ele caso seja quebrado, protegendo quem estiver dentro do carro.

Airbags

Estes acessórios, são bolsas de ar que se inflam no caso de uma colisão, evitando que o motorista e os passageiros de um carro tenham ferimentos mais graves. Isso porque o sistema amortece o impacto, que seria muito maior se ocorresse contra o volante ou os painéis do veículo.

Porém, para que o sistema funcione corretamente, é preciso que os ocupantes do veículo estejam sentados adequadamente e com os cintos de segurança. No caso do motorista, é recomendado que ele esteja a uma distância média de 25 centímetros do volante, e com as mãos posicionadas nas laterais dele. Para o passageiro, o corpo deve ficar a pelo menos 40 centímetros de distância do painel – e nunca com os pés nele!

 

Freios ABS
ABS (Anti-lock Braking System) é um sistema eletrônico que complementa o freio, evitando que as rodas do veículo travem durante uma frenagem de emergência. Sua implementação foi um passo importantíssimo para aumentar a segurança viária no Brasil.
Explicando melhor: durante uma frenagem brusca, o ABS impede que a roda trave de forma que o motorista perca o controle do veículo. Isso é possível graças a sensores que monitoram a rotação da roda, comparando com a velocidade do carro.

Faróis
O sistema de iluminação de um carro cumpre um papel fundamental. Ao mesmo tempo que os faróis permitem você enxergar melhor durante a noite, as luzes também servem para facilitar a visualização do seu veículo por outros condutores. Ou seja, as luzes de sinalização são essenciais para prevenir acidentes de trânsito, ajudando a organizar o fluxo, indicar trocas de faixas, conversões e paradas.

Importante lembrar que dirigir com farol queimado implica em multa média de R$ 130,16, além de 4 pontos somados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).