Vantagens do carro Hatch e como escolher o melhor modelo
Será que o Hatch é a categoria certa para você? Se você busca um carro compacto, com baixo consumo de combustível e um preço acessível, essa pode ser uma boa opção. Mas é preciso conhecer mais sobre as características dessa carroceria para entender se esse carro realmente combina com o seu perfil.
Entenda a seguir:
- o que difere o Hatch de outras categorias;
- quais vantagens esse carro proporciona para o seu dia a dia como motorista; e
- como escolher o melhor modelo na hora da compra.
Principais características dos carros Hatch
Se você associa o Hatch ao público jovem, isso não acontece de maneira à toa. As características dessa categoria de automóveis favorece muito os motoristas recém-habilitados. O design também passa essa imagem mais jovem e esportiva, mas o carro também pode atender muito bem a outras faixas etárias.
Essa categoria é chamada de Hatchback (na tradução, "traseira com comporta") porque possui uma porta no bagageiro ao invés de uma tampa. Como consequência, a base do vidro traseiro e o para-choque são alinhados. Dessa forma, é mais fácil observar pelos retrovisores internos e laterais onde termina a carroceria.
Assim, o carro Hatch tem duas partes: a cabine do passageiro divide espaço com o porta-malas e o motor está em um compartimento separado. Embora o espaço destinado aos passageiros e à bagagem seja menor à princípio, o proprietário tem a opção de abaixar o encosto do banco traseiro para dar mais espaço à carga.
Já o Sedã, a cargo de comparação, possui três divisões: bagageiro, cabine e motor, garantindo mais espaço interno e no porta-malas. Como consequência, ele tem uma carroceria mais alongada, mas exige mais técnica para fazer manobras.
Outra característica do Hatch é a leveza, já que o tamanho compacto também implica em um menor peso. Como consequência, o motor não precisa trabalhar tanto para movimentar o carro, especialmente em pistas planas. Desta forma, é possível economizar no combustível, pois o consumo por litro tende a ser otimizado.
Todas essas características também afetam o preço de aquisição dos modelos Hatch. Se você optar por um veículo seminovo, a economia pode ser ainda maior, mesmo se o carro for mais completo em termos de equipamentos e acessórios.
Em relação às outras categorias disponíveis no mercado, o Hatch costuma ser um dos mais em conta. A depender da montadora, ele também pode ter um ótimo custo-benefício com relação ao preço das peças e da mão de obra para manutenção. Vale checar também se o Seguro Auto vale igualmente a pena.
O Hatch combina com o seu perfil?
Enquanto o Sedã é um veículo indicado para famílias maiores, pessoas que encher o carro com amigos ou o porta-malas de bagagem, o Hatch é mais voltado para famílias pequenas ou pessoas solteiras. Mesmo sendo mais compacto, com espaço reduzido para passageiros e malas, ele não deixa de lado o conforto.
A verdade é que optar por um Hatch depende muito do seu estilo de vida. Imagine que você usa o carro para ir ao trabalho ou à faculdade e ao mercado, vai ao bar com uma companhia às sextas e faz uma viagem bate-e-volta aos fins de semana. Com esse perfil você provavelmente não precisará de tanto espaço, pois não haverá muitas pessoas utilizando o carro e as malas podem ser mais compactas.
Esse modelo também é perfeito para quem quer mais economia, já que o consumo de combustível pode ser menor, a depender do motor e do uso que se faz do carro. E isso pode garantir uma grande economia para o bolso, especialmente se o modelo tiver motor flex. Dessa forma você pode optar pela gasolina ou o etanol de acordo com o preço do combustível na hora do abastecimento.
As características do Hatch também favorecem os motoristas que acabaram de tirar a carteira de habilitação (CNH). Por ser um carro compacto, ele garante mais facilidade na hora de estacionar, o que é uma grande vantagem para quem ainda não pegou o jeito no volante. Se este for o seu caso, você ainda pode contar com acessórios como sensor de estacionamento e câmera de ré.
Mas quem já tem experiência também se beneficia muito, especialmente se tiver uma garagem pequena. Em uma cidade com muito trânsito, o Hatch também se sai melhor nas manobras e pode ser muito mais fácil conseguir uma vaga na rua, já que o carro não ocupa muito espaço.
Como escolher o melhor modelo de Hatch
Conheça a sua necessidade
Para escolher o modelo certo para você, primeiro é preciso avaliar qual a sua necessidade. Para isso, leve em consideração qual o uso que você pretende fazer do carro, o número de passageiros e a quantidade de carga que você pretende transportar. Pense também no trajeto que você percorre geralmente, se as pistas são mais planas ou se há morros.
Leve em consideração ainda o seu perfil de motorista. Você tem dificuldade em realizar manobras? Precisa de equipamentos e acessórios que melhorem a sua experiência com a direção? Ou você estaria satisfeito com um modelo de entrada?
Ter um panorama como este ajuda a entender necessidades básicas como: espaço, potência, tecnologias, entre outros recursos que diferem os veículos no mercado.
Confira o espaço interno e do porta-malas
Sabendo quantas pessoas irão usar o carro como meio de transporte, você já consegue ter uma noção do quanto de espaço precisa. É preciso avaliar essa característica quando você for ver o carro pessoalmente. Compare alguns modelos para ter certeza de qual te atende melhor.
Assim como fez com a cabine, imagine as características da carga que você precisa levar no bagageiro. Supondo que você tenha o costume de viajar por longos períodos de tempo, é preciso ter espaço suficiente para as malas. O mesmo vale para o caso de transportar frequentemente caixas ou instrumentos musicais, por exemplo.
Caso o carro não seja ocupado por mais de duas pessoas, você pode ampliar o porta-malas abaixando o encosto do banco traseiro. Do contrário, é preciso procurar por um bagageiro mais espaçoso. Verifique essas possibilidades.
Escolha a potência do motor
Os modelos Hatch mais acessíveis são aqueles que possuem motor 1.0, ou seja, com menores potências. Esses veículos tendem a ter um desempenho melhor em pistas planas, onde consomem menos combustível.
Mas se você mora em uma cidade com morros ou gosta de mais velocidade, precisa optar por um motor mais potente para ter um melhor resultado. Por ser uma tecnologia mais avançada, ela também pode sair mais cara. Mas você pode encontrar melhores preços se optar por veículos seminovos ou usados.
Saiba como avaliar a ficha técnica na hora de comprar um carro.
Escolha os equipamentos e acessórios
Ter um carro mais completo pode te proporcionar mais praticidade para o seu dia a dia. Se essa for a sua necessidade, saiba que você pode comprar um carro seminovo já equipado ou adicionar o que for da sua necessidade.
Veículos mais recentes, fabricados a partir de 2014, já possuem sistemas como freio ABS e airbag, que garantem maior segurança ao motorista e aos passageiros. Você também pode optar por um veículo com direção hidráulica, ar condicionado, central multimídia, sensor de estacionamento e outras comodidades.
Confira o que não pode faltar no seu próximo carro.
Busque as melhores ofertas
Antes de comprar o carro, é preciso conhecer o seu orçamento, definir quanto você está disposto a pagar e qual a melhor forma de pagamento para o seu perfil. Isso irá te ajudar a escolher os modelos que cabem no seu bolso, evitando fugir do planejado e gerar dívidas.
Para fazer um bom negócio, vale a pena olhar opções de veículos seminovos, que também podem ser financiados ou consignados. Se quiser economizar, opte por pagar à vista para aproveitar descontos, especialmente em épocas de feirão.
Faça um teste drive
Depois que escolheu seu modelo ideal de Hatch, não deixe de fazer um test drive. Mesmo que a maior parte do processo de compra aconteça online, é muito importante ver o carro pessoalmente e dirigir para checar se ele atende às suas necessidades, qual o nível de conforto e se está em bom estado.
Está procurando os melhores modelos de Hatch? Confira o estoque virtual do W Car, o shopping de automóveis mais completo de Juiz de Fora e região.